DIA DO PADEIRO
Vamos falar um pouco da história:
Cerca de 2.500 a.C os egípcios já dominavam a fabricação de bolos e pães, pois misturavam farinha de centeio e de trigo em recipientes de barro. Com o passar do tempo, as técnicas foram se popularizando e o ofício de fazer pães passou a ser encarado como arte, chegando a ser mencionado por grandes pensadores como Aristóteles e Platão.
A arte de fazer pão foi evoluindo e novos ingredientes começaram a ser acrescentados às receitas. Foi então que fermento, água e a farinha peneirada foram incluídos nos pães caseiros, dando um novo sabor e textura aos alimentos. Vale ressaltar que no início, as mulheres eram as únicas responsáveis pela produção de pães, mas logo surgiram os tradicionais padeiros, que diversificaram as receitas e começaram a temperar as massas com frutas, ervas, nozes e outros ingredientes. As novas técnicas e a nova profissão foram difundidas pela Grécia, pela Itália e logo ganharam o mundo.
A função do padeiro não é somente fazer pão vai muito além disso eles são responsáveis por fabricar tortas, quiches, bolos entre outros e para isso precisam estar sempre atualizados, participar de cursos de aperfeiçoamento.
O padeiro precisa ser responsável, criativo, bem-disposto, higiênico e organizado. Como se não bastasse, ele deve ter conhecimento e habilidade para lidar com os equipamentos específicos de panificação, como fornos, formas e cilindros. Vale destacar que é desejável que o padeiro goste de cozinhar, seja ágil e concentrado e possua uma boa visão estética, pois a apresentação dos produtos é extremamente importante.
Apesar de ser uma profissão mais tradicional em todo mundo, ainda sobram vagas para ser preenchidas por esses profissionais muitas vezes por falta de qualificação. Então neste dia 08/07/20 que tal passar em alguma padaria e cumprimentar o padeiro, ele vai adorar o reconhecimento.
FONTE: https://blog.novasafra.com.br/2014/07/09/dia-do-padeiro-saiba-tudo-sobre-essa-fascinante-profissao/